O Manifesto Ágil em tempos de pandemia

Romenigue Thier
3 min readJul 14, 2020

Me diga, como está sendo a experiência do home office em meio a pandemia do corona vírus?

A tua empresa está, ou estava, preparada para essa realidade?

Preste sempre atenção no que o Chico tem a dizer sobre os humanos!

Nessas horas é sempre bom lembrar do manifesto ágil…

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Não adianta burocratizar e criar processos novos durante a pandemia, eles no máximo vão te “auxiliar”, mas no final, por trás de tudo estão as PESSOAS!!! Se tu não conseguir engaja-las nesse novo momento não haverá software milagroso que mudará tudo. Fomente a troca de ideias entre as pessoas, instigue elas a interagirem umas com as outras, promova eventos online, faça do limão uma limonada, não é porque todos estão de casa que não é possível todos se reunirem para conversar.

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

O distanciamento não deve ser impulso para documentar tudo, em uma ilusão de que através de documentos estaremos disseminando o conhecimento do nosso produto ou projeto. Não caia nessa armadilha, pense que tudo que for desenvolvido precisa ser bem escrito e intuitivo, documentos normalmente refletem o momento atual e em um mundo ativo passa a ser complicado mante-los sempre atualizados. Se um novo colaborador surgir na empresa, em regime de home office, você vai “força-lo” a ler uma documentação extensa, que em um primeiro momento não fará sentido para ele, sobre o pretexto de que estará o ensinando sobre o produto da empresa? Se questione quanto a isso.

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

O mercado é dinâmico e mesmo com a atual pandemia do COVID-19 muitas empresas olham para a crise como “oportunidade”, contudo outras muitas estão estão passando por graves dificuldades. Logo, colabore com o que teu cliente realmente precisa, não se prenda ao que ele simplesmente quer, construam o produto juntos, estabeleça uma parceria. Talvez com o isolamento aprenderemos que a colaboração não necessita que você esteja presente de forma física com o teu cliente, quando na verdade precisa é estar conectado de forma sinérgica com os objetivos estabelecidos.

Responder a mudanças mais que seguir um plano

O que mais responder a mudanças do que frente a uma crise sanitária global? Sim, se tua empresa seguia fielmente a um plano, olhava para aquele escopo fechado no horizonte atrás das montanhas, sinto muito lhe informar, ela deve estar em frangalhos. Novamente, o mercado é dinâmico, se todos os sistemas estavam engessados, dependiam sempre do mesmo fluxo, não é possível responder as mudanças. Quando alguém levantar a mão e dizer que tem uma ideia para deixar determinada aplicação escalável e dinâmico, ouça o que essa pessoa tem a dizer, ela não está prevendo o futuro, só está preocupada em responder as mudanças.

Steve Carell em The Office

Nada do que escrevi aqui é novo, isso já vem de 2001. As pessoas que chegaram no manifesto ágil não eram profetas, só acreditavam em coisas que, para elas, eram o ideal pro futuro do desenvolvimento de software. Mas agora pense bem, em épocas de distanciamento social, isolamento, pandemia, elas estão fazendo cada vez mais sentido né? ;)

--

--

Romenigue Thier

Computer Enginner, Golang Enthusiast and Development Manager